Quando considerar o Instagram em uma estratégia de conteúdo

Shapers | 27/09/2018 | 5 minutos Conteúdo

Vamos falar sobre Instagram? Entenda se a sua empresa também deve marcar presença na rede social.

Antes de tudo, queremos destacar três pontos importantes para iniciarmos a nossa conversa sobre uma das redes sociais mais queridinhas do momento, o Instagram.

  1. Se você tem pelo menos 15 anos, já teve a oportunidade de acompanhar a ascensão e a decadência de algumas redes sociais. Mas ele está aí, desde 2010.
  2. Bem provável que você é um dos milhões de usuários diários do Instagram. 59% das pessoas entre 18-29 anos utilizam a rede social.
  3. 70,7% das empresas utilizam o Instagram em 2017. No ano anterior, o número era de 48,8%.

Dito isso, podemos fazer as devidas apresentações. Ao pesquisar “Instagram” no Google você vai encontrar, dentre outras, essa descrição da Wikipédia:

Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.

Porém, indo além do que o Google diz, nos últimos anos, a rede social ganhou força e deixou de ser um aplicativo apenas para publicação de fotos e vídeos dos usuários e conquistou seu espaço nas estratégias de comunicação, e nos orçamentos, de muitas empresas. Como vimos, a maioria das marcas (70,7%) já estão com suas contas corporativas ativas e ditando conteúdos e tendências e estima-se que sete em cada dez hashtags no Instagram são criadas por empresas, e esse impacto ainda pode crescer.

Mas, afinal, quando considerar o Instagram na estratégia de conteúdo da sua empresa?

O Instagram tornou-se uma febre entre pessoas de diversas faixas etárias e de diferentes classes sociais. E a rede social já superou a marca de 1 bilhão de usuários mensais este ano e um dos seus grandes sucessos, o Stories, completou dois anos de atividade e, a cada atualização, traz novos recursos e conquista mais fãs.

Em resumo, a questão crucial que ajuda na decisão de usar uma rede social ou não é saber se o seu público utiliza o aplicativo ou não. E se o seus clientes estão lá, entre com uma presença forte e estratégica para a sua marca, aproveitando este canal para trocar ideias, interagir e, até mesmo, capturar feedbacks sobre o seu produto ou serviço.

Outro dado importante da rede social indica que 80% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no Instagram. O “Insta” é um sucesso e não é à toa que o Mark Zuckerberg, criador do Facebook, investiu R$ 1 bilhão de dólares na compra da marca.

Marketing no Instagram: 6 dicas para utilizar a rede social de forma eficiente para a sua empresa

Para utilizar o Instagram a favor da estratégia de conteúdo da sua marca, elencamos algumas dicas essenciais que você pode colocar em prática:

  1. Crie o perfil Instagram Empresas
    Muitas empresas ainda utilizam o perfil padrão, mas, ao utilizar a conta no formato “business”, o seu negócio ganha destaque nas informações de contato; tem acesso a dados e análise importantes, pode criar anúncios na rede, entre outros recursos.
  2. Capriche na produção e na criatividade
    Por ser uma rede social com um estilo e senso estético bem apurado, os usuários valorizam fotografias e vídeos bem registrados e isso naturalmente também atrai novos seguidores. Se você deseja divulgar determinado produto, crie uma ambientação, valorize a luz natural (quando possível) ou utilize iluminação artificial.
  3. Use hashtags e divulgue suas parcerias
    Mais do que categorizar suas publicações, as hashtags ajudam na sua indexação e visualização do seu conteúdo para usuários que pesquisarem sobre o tema. Dessa forma, considere o uso das hashtags que estão em alta de forma estratégica, mas sem poluir as suas legendas. Use com moderação!
    Outra boa prática é recomendada é citar os parceiros do seu negócio e clientes no Instagram. Use o recurso “mention” e aumente seu alcance em caso de interação e compartilhamento.
  4. Utilize o Stories
    Criado em 2016, esse recurso é um dos preferidos dos usuários e permite criar publicações com gifs, filtros, emojis e outros diversos recursos. Eles ficam disponíveis por 24 horas no menu, mas podem ser adicionados aos perfis, em categorias. O Stories é um ótimo recurso para divulgar as novidades e campanhas da sua marca e atrair o público para visitar o seu perfil ou direcioná-lo facilmente para o seu site, por exemplo.
  5. Mantenha a frequência
    Criar uma conta, mas não mantê-la atualizada pode causar uma imagem negativa para a sua marca. Ao incluir o Instagram no seu plano de conteúdo, estruture uma pauta e uma frequência de atualização.
  6. Promova o seu negócio
    Exclusivo para empresas, o Instagram Ads é a plataforma de anúncios do Instagram e, por meio dela, é possível patrocinar fotos, vídeos e carrosséis de imagens. A sua empresa pode considerar esse investimento para reforçar a marca, gerar cliques e leads, divulgar algum lançamento ou produto, entre outras ações. De modo geral, ajuda a dar mais visibilidade e alcance para o seu conteúdo.

Neste conteúdo, você conferiu como utilizar o Instagram na sua estratégia de conteúdo. Para complementar essa leitura, sugerimos a leitura do artigo sobre gestão de conteúdo.


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Shapers 27/09/2018 | Conteúdo
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