Produção para web: o impacto do conteúdo visual

Shapers | 06/05/2019 | 6 minutos Conteúdo

Um conteúdo visual é formado por imagens ou vídeos e na produção para web são usados para complementar algum texto, facilitando o entendimento e compreensão de um artigo, por exemplo. As imagens e vídeos transmitem mensagens e sensações que muitas vezes um texto ou um áudio não consegue transmitir. Além disso, são facilmente interpretadas e entendidas pelo cérebro.

Neste artigo você vai conhecer os tipos de conteúdos visuais, entenderá a importância do conteúdo visual na produção para web, as boas práticas na sua utilização e os motivos para usar alguns dos formatos.

A importância do conteúdo visual na produção para web

O conteúdo visual é indispensável na produção para web, pois ele é processado 60 mil vezes mais rápido pelo cérebro. Ele ajuda a despertar a atenção das pessoas para o conteúdo e mantê-las engajadas por mais tempo.

Esse tipo de conteúdo pode ser usado em praticamente todo tipo de comunicação feita para web, estando presente em:

  • Artigos;
  • Blogs;
  • Sites;
  • Redes sociais são as que mais utilizam produção para web com imagens.

Boas práticas de conteúdo visual

Na produção para web visual é preciso seguir boas práticas, como: 

1. Conteúdo interessante

Em um artigo de blog, por exemplo, as imagens e vídeos devem despertar o interesse do leitor para o restante do conteúdo. Eles são a porta de entrada que vai gerar a primeira impressão.

Além disso, devem ser facilmente identificáveis, ou seja, uma imagem deve ser coerente com o texto. A mesma coisa com o vídeo. Imagina que frustrante para o leitor se deparar com um título e uma imagem bem chamativa e interessante e perceber que o conteúdo textual não é bem aquilo que tinha imaginado? É bem provável que ele não irá engajar.

2. Relevante

Ao pensar em um conteúdo visual que seja relevante para o seu público, tente imaginar como a sua imagem ou vídeo pode complementar o seu texto. Eles devem contar detalhes e transmitir sensações e emoções que o conteúdo textual não consegue, mantendo uma conectividade com o que está sendo falado no texto.

3. Produção para web com conteúdo original

Todo o tipo de conteúdo visual utilizado em uma estratégia de marketing digital precisa ser original, caso não for, a sua divulgação deve ser devidamente autorizada. Engana-se quem pensa que é só dar uma pesquisada no Google e escolher uma imagem que vai ficar tudo bem, ainda mais quando a imagem trata de um assunto específico o risco dela possuir direitos autorais é grande.

4. Bancos de imagens

Na internet há vários sites especializados em disponibilizar imagens. Eles são conhecidos como bancos de imagens. Neles é possível encontrar imagens para todo o tipo de ocasião, como de pessoas, natureza, trabalho, assim como modelos de cardápios, folders, vetores e mockups.

Existem sites gratuitos e pagos. Ao utilizar imagens desses sites em seu blog, deve-se informar a origem da imagem. Geralmente na hora de importar o arquivo aparece uma caixa de texto com um link para colar no Wordpress.

5. Bancos de gifs

Os bancos de gifs são sites bem parecidos com os bancos de imagens. Neles é possível encontrar gifs dos mais variados assuntos e são muito fáceis de exportar. Lembre-se da regra de informar a origem do arquivo quando utilizar esse conteúdo na sua estratégia de marketing digital.

6. Dimensões do conteúdo

Imagem: é importante se atentar na hora de usar imagens, existem dimensões recomendadas para todo tipo de canal. Observe:

  • Imagens de blog: Até 1000x1000 pixels
  • Post Facebook: Até 1000 x 1000 pixels
  • Post Instagram: Até 1000 x 1000 pixels
  • Stories Facebook: 820 x 312 pixels
  • Stories Instagram: 1.080 x 1.920 pixels
  • Capa de Facebook: 820 X 312 pixels

Tipos de conteúdos visuais

Os conteúdos visuais são bastante utilizados em redes sociais, porém, também aparecem em blogs, sites e aplicativos. Os tipos de conteúdos visuais mais utilizados são:

Imagem

A imagem é uma reprodução pessoal de uma pessoa, animal, paisagem ou objeto.

Infográfico

O infográfico é a forma visual de apresentar informações e dados com o intuito de facilitar a compreensão do leitor. Eles têm caráter informativo e são associados a elementos não verbais como figuras e gráficos. Pela sua facilidade de compreensão são muito compartilhados.

Vídeo

Um vídeo é um formato que reproduz imagens com movimentos, podendo ou não estar acompanhadas de sons. Esse formato na produção de conteúdo é bastante utilizado para dar alguma explicação ou ensinar algo.

Gif

O GIF é um formato de imagem que pode compactar várias cenas e com isso exibir movimentos, fazendo com as imagens fiquem em contínua repetição. São bastante comuns em e-mails, redes sociais e em blogs. A sua presença traz leveza e diversão ao conteúdo.

Como produzir

Basicamente existem duas maneiras de se produzir um conteúdo visual:

Mão na massa: a primeira opção de escolha para produzir esse tipo de conteúdo é botando a mão na massa, fazendo e participando de todo o processo de criação.

Essa escolha requer organização e habilidade para manusear equipamentos e ferramentas. Por exemplo, um conteúdo de imagens pode ser com fotografias – o que vai exigir conhecimento em câmeras fotográficas. Pode ser também uma imagem pronta que vai exigir habilidades com programas de edição, como o Illustrator e o Photoshop.

Para criar um vídeo, o esforço necessário é ainda maior, como montar roteiros, cenários, manuseio de equipamentos e programas de edição.

Terceirização do serviço: essa opção é para quem não tem muito tempo para colocar a mão na massa e produzir um conteúdo.  Geralmente os profissionais têm outros aspectos da produção de conteúdo que também precisam se preocupar, como a produção de texto e estratégia de SEO, por exemplo. Terceirizar também é uma opção para quem não é um profissional da área e não sabe o que fazer.

A Shapers, por exemplo, possui profissionais qualificados para produzir conteúdo visual de qualidade. Com processos simplificados e agilidade na criação de conteúdo estratégico, e tudo descomplicado.

Precisa contratar serviços profissionais de produção para web? Então entre em contato com a Shapers e saiba como podemos te ajudar!


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Shapers 06/05/2019 | Conteúdo
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