Produção de conteúdo: qual a importância das palavras-chave?

Shapers | 06/05/2019 | 11 minutos Conteúdo

As palavras-chave ou keywords são termos de pesquisa compostos por uma ou mais palavras. Elas são a maneira de como uma pessoa encontra algo de seu interesse na internet e também a forma utilizada para fazer com que algum conteúdo seja encontrado.

Neste artigo, você vai entender o que é uma palavra-chave e como o seu uso faz com que sites sejam encontrados. Vai aprender como escolher e analisar uma palavra-chave, assim como os fatores a se considerar na escolha. Vai entender como utilizar as palavras negativas, a relação delas com o SEO, como distribuí-la em um conteúdo, além de ferramentas que auxiliam na criação e monitoramento.

A importância das palavras-chave

As palavras-chave são responsáveis por fazer com que toda pesquisa feita na internet consiga encontrar a solução do problema pesquisado, pois são elas que separam o seu público-alvo da solução que a sua empresa oferece. Elas são o caminho para que seu público-alvo consiga chegar em seu blog ou site, virar um lead e, consequentemente, um cliente.

As palavras-chave quando utilizadas corretamente fazem com que seu site seja encontrado e o conteúdo presente nele lido e compartilhado. Sem a utilização delas os conteúdos não são encontrados nos sites de pesquisas fazendo com que permaneçam no anonimato.

Como escolher uma palavra-chave

Antes de escolher as palavras-chave faça uma lista com os termos que representam o seu conteúdo ou que têm ligação direta com ele. É comum existir uma certa variedade de termos que levam ao mesmo conteúdo. Tente pensar nas palavras que a persona usaria nos sites de pesquisa e em como ela literalmente escreveria essa pesquisa. Após pensar nas possibilidades, faça uma lista e vá para o próximo passo.

Analisando uma palavra-chave

Após realizar a montagem da lista com as possíveis keywords a serem usadas no seu conteúdo, o próximo passo é definir quais os critérios a serem levados em consideração para a melhor escolha da palavra-chave.

O que considerar na escolha.

Volume de busca

Considerar o volume de busca é importante, pois é possível saber a quantidade de pesquisas realizadas em cima de um determinado termo. Se uma palavra tem uma quantidade alta de pesquisa, significa também que ela é altamente competitiva.

Ou seja, muitos de seus concorrentes estão utilizando técnicas para tentar ranquear o mesmo termo no Google. Isso gera uma grande competição pela palavra fazendo com que leve bastante tempo para que se consiga ranquear e mais tempo ainda para atingir boas posições no Google.

Dificuldade da palavra

Essa métrica tem bastante relação com a anterior e basicamente mostra qual a dificuldade para o ranqueamento do termo. Quanto maior a pontuação maior é a dificuldade e o esforço para conseguir atingir uma posição no ranqueamento dos sites de pesquisa.

Competitividade

Saber analisar o quanto os seus concorrentes estão utilizando o mesmo termo que você e qual a posição deles nos sites de buscas ajuda na consideração de uso do termo.

Head tail X long tail

As head tails são keywords com uma ou duas palavras. Por serem pequenas são facilmente generalizadas e podem estar presentes nos mais variados tipos de conteúdos e nos mais variados segmentos. Como são mais genéricas elas têm um volume de buscas muito grande. Porém, isso não as torna as melhores opções para adotar em sua estratégia.

Os motivos pelos quais elas não são uma boa opção é que podem demorar muito tempo para ranquear.  Além do mais, elas vão atingir variados públicos, fazendo com que o seu conteúdo não seja a solução do problema de uma determinada busca, tirando o foco do público-alvo.

As long tail  conhecidas também como cauda longa, são keywords com com uma quantidade maior de palavras,  geralmente três ou mais, e são voltadas para um conteúdo mais específico tornando a resposta de uma busca mais personalizada.

Possuem um volume menor de pesquisa, entretanto obtêm mais qualidade na solução dos problemas pesquisados. Elas representam com mais realidade a intenção do seu conteúdo e estão mais próximas do que você quer divulgar. Essa estratégia se torna mais indicada, pois possibilita que as pessoas encontrem soluções mais próximas de seus problemas.

Palavras-chave negativas

Palavras-chave negativas são termos a serem excluídos de sua campanha. Elas possuem ligação com as suas keywords, porém, não têm muita ou nenhuma coerência com o seu conteúdo, fazendo com que sua presença não agregue valor a sua estratégia.

Uma forma de identificá-las é  procurar por termos semelhantes a sua palavras-chave, que por sua vez levarão a clientes que procuram uma solução diferente da sua. Assim como as keywords normais é recomendável que se faça uma lista destas para que sejam excluídas e desassociadas dos seus resultados.

Um exemplo disso:

Uma empresa que investe na produção de conteúdo com o intuito de  vender lentes de contato ou lentes de óculos não vai querer que seus resultados apareçam junto com textos relacionados lentes de câmera fotográfica, ou lentes dentárias, não é mesmo? Percebe que as palavras têm relação entre si, mas possuem um significado totalmente diferente? Ou seja, elas não atingem o mesmo público-alvo e não resolvem o mesmo problema.

SEO e a sua relação com palavras-chave

SEO é a sigla do termo em inglês Search Engine Optimization, que significa otimização de mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas que tem como objetivo aumentar o alcance orgânico de sites, blogs e páginas.

Saber utilizar palavras-chave é essencial para uma boa estratégia de SEO, para isso elas devem ser distribuídas e utilizadas de forma eficaz. Veja como elas podem ser utilizadas:

Meta description

Já reparou que quando fazemos uma pesquisa no Google geralmente aparece um pequeno texto logo após o título da pesquisa? Sua função é resumir os assuntos que a página apresenta.

Trata-se de um código HTML, que faz com essa informação apareça apenas nos resultados de pesquisas e não dentro da página. Dentro da ferramenta do WordPress existe um local específico para adicionar essa informação.

Qual a sua ligação com a palavra-chave? A resposta é toda! Pois uma boa meta description resume a página envolvendo as palavras-chave, isso contribui para o melhor entendimento do conteúdo e ranqueamento da página no Google.

Title Tag

A title tag é uma marcação do código HTML (<title> e </title>) onde indica o título de uma página.

Sua principal finalidade é permitir que o usuário identifique o tipo de produção de conteúdo presente dentro daquela página. Esse título pode aparecer em alguns locais como:

  • Aba do navegador
  • Página de resultados como Google e Bing
  • Em links compartilhados dentro de redes sociais

Páginas que não possuem uma title tag correm o risco de terem informações aleatórias exibidas no local onde deveria conter uma title tag.

Url

Outro ponto a  se considerar na produção de conteúdo é criar urls otimizadas  com o intuito de facilitar a navegação do cliente, devem conter textos auto-explicativos e a palavra-chave.

Google trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que mostra os termos buscados em um passado recente, assim como a evolução de uma palavra-chave no decorrer do tempo. Ele permite a busca de informações de uma palavra por idioma, país e época do ano.

Quando uma palavra é pesquisada a ferramenta exibe um gráfico mostrando o volume de buscas em uma linha do tempo. É importante saber que resultados com poucas informações não aparecem em resultados do trends, então quando for feita uma pesquisa e não aparecer nenhum resultado é porque não há informação suficiente para realizar uma análise.

Maneiras de utilizar o Google trends

Na produção de conteúdo ele pode ser utilizado para comparar termos, descobrir tendências, definir um tipo de comportamento de um determinado público, ter ideias de conteúdo e muito mais.

Utilizando o Google trends na produção de conteúdo

Todo mundo sabe que uma boa produção de conteúdo tem a intenção de resolver um problema de quem faz uma pesquisa em sites de buscas. A melhor forma de saber qual o tipo de conteúdo a ser feito pela sua empresa é saber o que seu público-alvo anda pesquisando.

Além disso, o trends vai te mostrar qual a melhor época do ano para publicar o seu conteúdo com determinada palavra-chave, ou se vale a pena investir em tempo para escrever um determinado conteúdo. Dessa maneira, é possível traçar uma estratégia que resolva alguma necessidade do seu público no momento em que ele mais precisa.

 

 

Produção de conteúdo: boas práticas

Os conteúdos escritos para a web precisam de clareza e ir direto ao ponto. A produção de fato do conteúdo é uma das últimas etapas a ser realizada, se você quer ser encontrado ou ficar bem ranqueado pelos sites de pesquisa é extremamente necessário realizar as etapas citadas acima. Além disso, é necessário seguir boas práticas na utilização das palavras-chave durante a produção de conteúdo, como:

Quantidade de Keywords (palavras-chave)

O recomendável é usar de duas a cinco repetições de cada keyword. Não adianta fazer produção de conteúdo e literalmente inserir suas palavras-chave em todo o canto. Além de sobrecarregar o texto com muitas palavras repetidas, isso só afetará o SEO da página, pois o algoritmo do Google entende que essa prática é uma forma de forçar o ranqueamento e acaba penalizando essas páginas.

Foco na temática

O Google também costuma penalizar as páginas que as palavras-chave não têm relação com a produção de conteúdo.

Títulos

A palavra-chave principal deve aparecer no H1 do texto, e, em pelo menos, um H2. Quando o conteúdo tiver mais de uma palavra-chave não é necessário que a mesma palavra da H1 esteja no H2, este pode ser substituído por outras palavras-chave.

Legibilidade

É importante prestar atenção na legibilidade do texto. É recomendável que os parágrafos tenham sentenças curtas e alinhados à esquerda.

Ferramentas de pesquisa de Keyword

Existem várias ferramentas capazes de fazer uma pesquisa de palavras-chave, algumas são mais completas que outras e tem também as gratuitas e pagas. Confira:

Planejador de palavras-chave

Conhecida como Google Ads, essa ferramenta possibilita a realização de pesquisas de palavras-chave de forma gratuita, sem dúvida ela auxilia na geração de novas ideias de keywords. Para iniciar uma pesquisa é necessário ter uma conta do Google. Se já tiver uma, vá para a página inicial da ferramenta, clique no menu “Ferramentas” e depois “Planejador de Palavras-chave”.

Após isso, siga os seguintes passos:

1. “Encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisa”, clique em “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria”, insira suas palavras-chave originais no primeiro campo e depois no botão “Obter ideias”.

2. Na tela seguinte você irá se deparar com as seguintes opções: “Ideias de grupos de anúncios” e “Ideias de palavras-chave”. Selecione “Ideias de palavras-chave” e confira todas as sugestões dadas pela ferramenta.

3. Na tabela que aparecerá, você verá as palavras-chave do mesmo nicho que  a sua, o volume de busca de cada uma delas, além de outras informações, como:

  • Média de Pesquisas Mensais
  • Concorrência
  • Lance sugerido

SEMRush

O SEMrush é uma das melhores ferramentas pagas, para pesquisa, monitoramento, análise de palavras-chave e SEO. A ferramenta oferece um diagnóstico do site e também da concorrência, sendo de grande ajuda na hora da produção de conteúdo. Algumas de suas funções são: análise de domínios, relatórios de Keyword, monitoramento de anúncios, tráfego orgânico, backlinks, Keyword Magic Tool e SEO Content Template.

Além dessas opções, existem outras ferramentas para produção de conteúdo e empresas que atuam na gestão e produção desde redes sociais até materiais especiais, como artigos e e-books. Etre elas, a Contentools, que é parceira da Shapers.

 

Neste conteúdo, você conferiu sobre a importância da palavras-chave, como escolhê-las e algumas dicas importantes para a sua estratégia de marketing de conteúdo e SEO. Quer ler um pouco mais sobre o tema? Confira o texto “Como criar conteúdos que convertem“.


Shapers
Shapers 06/05/2019 | Conteúdo
Você merece conteúdo de qualidade. Assine nossa newsletter. Cadastre seu e-mail ao lado e receba conteúdos exclusivos, insights e tendências. Fácil assim.
Campos com (*) são obrigatórios