Por que criar um blog? 9 motivos irresistíveis

Shapers | 22/05/2019 | 4 minutos Estratégias

Interagir com o público-alvo é essencial para toda empresa, ainda mais para quem deseja investir em marketing digital. E nada melhor do que criar um blog para isso, não é? Mas se você está iniciando neste assunto e precisa de ajuda, confira os 9 motivos irresistíveis para criar um blog.

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.” – Peter Drucker

1. É simples de usar

Um blog é uma das formas mais rápidas de interagir com o público-alvo do seu negócio, além de ser simples de usar. Isso devido a plataformas que permitem a criação rápida de um blog, assim como a otimização para os buscadores. Dessa forma, é possível adicionar conteúdos sem necessidade de saber linguagens de programação ou ser um exímio usuário da internet.

2. Ter um blog é garantir resultados permanentes

Quem não quer resultados permanentes para sua empresa, não é? Mas se isso parecia impossível com o marketing antigo, agora isso é possível com o marketing digital. O blog, por exemplo, é uma estratégia que permite ser encontrado facilmente e gratuitamente pelo cliente na internet.

Dessa forma, ao escrever um conteúdo uma vez, ele pode ser acessado e continuar sendo relevante por meses ou anos. Algo que o marketing tradicional não consegue com a mesmo resultado permanente para empresa que investe nesse tipo de estratégia.

3. Permite a interação

Ter um site, fale conosco, telefone são meios de se comunicar com seus clientes. Contudo, somente através de um blog é possível ter uma interação mais profunda. Afinal, ele já acessa o seu conteúdo em busca de conhecimento, dessa forma é possível criar interesse, confiança e interação mais rápida do que em qualquer outro canal.

Além disso, com o aumento dos acessos em seu blog, comentários e interações frequentes, o seu site se torna relevante na internet, sendo ainda mais fácil de ser encontrado pelos buscadores, o que gera valor para sua marca.

4. Facilita as vendas 

Toda empresa quer e precisa vender seus produtos ou serviços. Ter um blog também facilita essa parte. Isso acontece devido ao blog criar um relacionamento de longo prazo com o cliente, que pode não estar pronto para comprar no primeiro contato. Contudo, com o passar do tempo, ele aumenta confiança e conhecimento sobre o assunto e produto da empresa, comprar o seu produto ao invés da concorrência.

Além do mais, o blog ajuda na fidelização, ou seja, clientes fiéis da sua marca. 

5. Cria autoridade

Criar autoridade na internet sobre determinado assunto é o posicionamento de diversas marcas. Com isso, é possível sempre colocar o conhecimento a prova, aumentando a autoridade e confiança com o público-alvo. Dessa forma, sempre quando tiver dúvidas sobre algum assunto relacionado, é no blog da empresa que o cliente vai atrás de informação.

6. Ajuda a ser encontrado pelo Google

Os buscadores, como Google, são os meios mais utilizados na hora de buscar sobre determinado assunto na internet. Quando se tem um blog com conteúdo relevante e com postagens frequentes, ele é melhor posicionado nesses mecanismos de buscas, facilitando links externos e acesso orgânico ao site. 

7. Baixo custo

Ao contrário de outras mídias, o blog possui baixo custo, por necessitar de pouco investimento, sendo  quase gratuito, já que é possível utilizar plataformas simples como Wordpress. Entretanto, caso queira, é possível investir em anúncios para impulsionar conteúdos que deseja atrair mais público. 

8. Fácil de divulgar

O blog também permite a fácil divulgação dos conteúdos, que pode ser feito de diversas formas, como:

  • Posicionamento nas buscas orgânicas, como Google, Bing, entre outros mecanismos.
  • Anúncios no Google AdWords.
  • Envio de e-mail marketing.
  • Redes sociais.

9. Aumento de clientes

Ah, e não mesmo importante, outro motivo é que ele permite o aumento de clientes e de seguidores para o seu negócio. Ao ter um blog que esclarece as dúvidas do seu público, é possível estabelecer um relacionamento que gera gratidão do seguidor que, consequentemente, gera vendas e aumento da cartela de clientes para a empresa.

Gostou de descobrir os 9 motivos irresistíveis para criar um blog? Então aproveite e aprofunde-se no assunto, leia o nosso post: "5 motivos para produzir conteúdo com a Shapers".


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Shapers 22/05/2019 | Estratégias
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