40 formatos de conteúdo para inbound marketing [Lista]

Shapers | 06/12/2018 | 9 minutos Conteúdo

Quando o assunto é Inbound Marketing, logo vem à mente esse clássico material para captação leads, não é mesmo? Mas é importante entender que: nem só de e-book vivem as estratégias de marketing de conteúdo. Dependendo do segmento de atuação da sua empresa, persona ou estágio do lead no funil de vendas, outros formatos atenderão melhor aos seus objetivos de captação e nutrição de leads.

Os e-books são atrativos e continuam ajudando na captação de leads, porém a lista abaixo serve como referência para ajudar os profissionais de marketing a variar o cardápio de iscas e inspirá-los na criação de outros formatos dependendo do seu produto, serviço ou segmento de atuação.

Para descobrir quais são esses formatos específicos para a sua empresa, converse com os seus clientes ou prospects para entender quais materiais e informações o ajudariam no seu dia a dia, além disso, entenda o processo de compra e quais tipos de conteúdo seu cliente costuma consumir. Alguns insights surgirão da sua pesquisa, com certeza.

Enquanto isso, deguste o menu de formatos que preparamos para você, que vai de whitepaper a games!

40 formatos para inbound marketing

1- Artigo

O artigo é um texto de opinião, dissertativo e argumentativo, onde o autor tem a finalidade de apresentar a sua visão sobre determinado tema. Neste formato, cabe um texto mais pessoal e opinativo de um profissional da sua empresa ou instituição.

2- Avaliação de produto

Este formato é oferecido para os leads como uma análise inicial sobre a empresa ou produto, com o objetivo de iniciar um possível projeto após a avaliação gratuita. Exemplo: avaliação de SEO no site.

3- Blog post

Os blog posts costumam ter de 500 a 1000 palavras, porém, em versões mais extensas podem chegar a 2000 ou 3000. Mas, acima disso, é importante que sigam boas práticas de SEO sem deixar de lado a experiência do leitor. Para diversificar o tipo de conteúdo, é possível criar posts educativos, tutoriais, listas, entrevistas, estudos de caso, guests posts e relatos de experiência, por exemplo.

4- Calendário

Este formato pode apresentar um calendário anual padrão para download ou, também, ser utilizado para divulgar datas específicas de um segmento, como o da saúde, por exemplo, reunindo todas as datas importantes e comemorativas de janeiro a dezembro. Pode ser disponibilizado em PDF ou imagem para download.

5- Case

Muito indicado para a fase de decisão de compra, o case mostra que a marca tem experiência e competência para realizar determinado trabalho. Por esse motivo, é importante mostrar os resultados e o ROI (Return On Investment) da campanha, ação ou projeto em questão.

6- Checklist

Um material listando itens a serem lembrados para realizar uma determinada ação. Pode ser impresso pelo usuário ou não. Exemplo: checklist de criação de e-book.

7- Conjunto de imagens

Seleção de fotografias ou ilustrações que sejam do interesse do usuário e são disponibilizadas para download gratuito em um arquivo. Ex.: Galeria de imagens para apresentações comerciais.

8- Concurso cultural

Esse formato possibilita a captação de leads a partir de inscrição de uma peça criativa. Um exemplo popular é a escolha do autor da melhor frase ou fotografia através de uma comissão julgadora.

9- Cupom de desconto

Oferta de cupom de desconto para estimular a compra. Indicado para leads que estão no fundo do funil.

10- Enquete

Com um caráter informal, a enquete pode ser utilizada em diferentes tipos de canais e ferramentas, permitindo uma amostragem da opinião dos usuários. O resultado pode ser compartilhado apenas com os respondentes.

11- Estatísticas

Este documento ou imagem apresenta gráficos estatísticos sobre um ou mais temas. Um formato útil para captação de leads interessados em dados.

12- Evento

Este formato pode ser utilizado com realização de pré-cadastro para evento online ou presencial. Exemplo prático: lançamento de novo produto.

13- FAQ

Ofertado em muitos sites, este formato também pode tratar de temas de interesse das personas e disponibilizado para download, tirando dúvidas sobre algum assunto, produto ou serviço.

14- Ferramentas

Em marketing digital, as ferramentas online são criadas para ajudar na realização de alguma ação útil, como cálculos, formatações e diagnósticos. Exemplo: ferramenta para cálculo de ROI.

15- Games

Este formato demanda um esforço maior de criação, porém tem grande adesão do público quando bem desenvolvido. O game pode trazer uma missão e ranquear os melhores colocados conforme pontuação. Um exemplo: game para equipe conhecer um novo produto.

16- Gráfico

Este formato pode ser utilizado para trazer uma informação densa de modo simplificado. Muito indicado para empresas que apresentam relatórios ou desenvolvem pesquisas setoriais, por exemplo.

17- Guia

Um dos formatos mais utilizados nas estratégias de Inbound Marketing, o guia tem a proposta de se aprofundar em determinado assunto e ensinar algo ao leitor, explicando como proceder em determinados contextos.

18- Ilustração em vetor

Imagens úteis para designers e outros profissionais. Exemplo: ícones em vetor para download.

19- Infográfico

Conteúdo conciso com informações ilustradas por fotografias, desenhos, diagramas e números, para facilitar a compreensão dos dados.

20- Kit

Este formato tem a proposta de reunir alguns materiais em um único arquivo. Uma aplicação desta ideia, a título de exemplo, é um Kit para Produção de Webinar, que pode incluir um e-book sobre o tema e um checklist com todas as etapas, do planejamento à transmissão.

21- Listas

As listas possuem textos curtos que enumeram e organizam ações e etapas necessárias de uma mesma atividade ou projeto. Dois exemplos comuns são: as listas de tarefas e as listas de boas práticas sobre determinado tema.

22- Mapas

Este formato pode ser em imagem ou virtual, mostrando a disposição de ruas, negócios ou outros pontos de interesse.

23- Manual

Assim como o guia e os tutoriais, o manual também tem o objetivo de ensinar algo, com passo a passo e orientações sobre determinado produto ou solução.

24- Planilhas

Planilha para organizar informações ou fórmulas para cálculos úteis. Exemplos: planilha para controle de estoque, gestão de projetos, entre outros.

25- Roteiros

Este recurso é bem recomendado para agências de turismo, oferecendo aos leads uma imagem ou guia virtual de roteiro de viagem, passeio ou visita.

26- Traduções

Se o seu público tem interesse em determinado conteúdo que não está disponível no próprio idioma, porque não traduzi-lo e disponibilizá-lo? Ofereça conteúdos de alto interesse e seja memorável!

27- Podcast

Disponibilizado por meio de arquivo ou streaming, o podcast é um conteúdo em áudio que está ganhando um número cada vez maior de adeptos e ouvintes. Tem a vantagem de ser ouvido em diversos dispositivos e, dependendo do tema e relevância, pode conquistar uma audiência fiel, como a sua antiga versão, os programetes de rádio.

28- Sorteio

Muito tradicional e popular, o sorteio ganha nos canais digitais a possibilidade de capturar leads e manter relacionamento com esses contatos após a ação. Aqui, é importante ficar atento à legislação vigente e às restrições da modalidade.

29- Quiz

Conteúdo interativo com perguntas e resultados de acordo com as respostas e interações do usuário. Hoje, já existem ferramentas que permitem a criação de forma prática e rápida, como a Try Interact.

30- Pesquisa

O formato permite tanto a captação de contatos para responder a pesquisa, com o atrativo de receber os resultados em primeira mão, quanto na posterior divulgação dessas informações.

31- Portfólio

Material para apresentar todos os itens e categorias dos produtos ou serviços prestados pela empresa.

32- Templates

Neste formato cabe uma infinidade de possibilidades, mas, no geral, os templates são documentos com layout formatado para que os leads possam utilizá-lo como base para determinada atividade. Exemplo: template de relatório de redes sociais.

33- Teste gratuito

Solicitação de período de testes, que pode ser de 7 ou 30 dias, por exemplo; ou demonstração grátis para interessados em algum produto ou serviço: Exemplo: versão trial de software.

34- Tutorial

Um conteúdo explicando detalhadamente como realizar uma tarefa ou ação. É muito popular o formato em vídeo, mas também pode ser textual, ilustrado ou em áudio. Exemplo: tutorial para produção de vídeo case.

35- Vídeo

Para os próximo anos, os especialistas em marketing preveem um boom no streaming e o formato de vídeo ganhará ainda mais espaço no mercado. Nas estratégias de inbound marketing, eles podem funcionar como uma aula, palestra ou outras possíveis abordagens úteis para o público.

36- Wallpaper

Os papéis de parede, para computador, celular e outros dispositivos, são iscas atrativas, pois tem um forte apelo visual e estético, além disso são facilmente compartilháveis. É interessante ofertá-los em diversos tamanhos, que se adequem às telas dos dispositivos.

37- Webinar

Também conhecido como webnário, o webinar é uma transmissão ao vivo de palestra ou debate sobre um tema específico, e que permite a gravação para ser disponibilizado posteriormente.

38- Websérie

Como o nome indica, a websérie é dividida em episódios que tratam sobre temas relacionados. Uma aplicação indicada para instituições educacionais, por exemplo, seria uma série sobre formação alunos que abordaria em cada transmissão um tópico deste tema abrangente.

39- Worksheet

Documentos que podem ser impressos para auxiliar na execução de uma tarefa ou fluxo de trabalho (ex: diagramas).

40- Whitepaper

Com o propósito de ajudar o leitor a tomar uma decisão ou aprender algo, o whitepaper é um documento avançado que aprofunda determinado problema, apresentando suas causas, conceitos e, quando possível, uma solução.

Uau, conseguimos fechar essa super lista!

Agora, depois de conferir as nossas referências, é hora de pensar quais deles são interessantes para a sua empresa e colocar esses conteúdos em produção. Solicite uma proposta da Shapers para criação de conteúdo.


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