Link Building: o que é e como deve ser usado

Shapers | 30/05/2019 | 6 minutos Estratégias

Link Building (construção de links), é uma estratégia muito utilizada em SEO e consiste em um conjunto de técnicas para conseguir backlinks, que faz com que outros sites criem links apontando para o seu, aumentando o seu tráfego e a autoridade.

Qual a importância do Link Building?

Gerar links para o seu site é um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Sem eles, um site não consegue uma boa posição nos buscadores, levando a poucos acessos e tráfego orgânico.

Qualidade e relevância do Link Building

Algo que se deve considerar é que cada backlink trará um resultado diferente para o seu site. Alguns podem ter resultados bem parecidos e positivos e outros podem não terem nenhum efeito nos sites de buscas ou mesmo causar um resultado negativo.

Antigamente, bons resultados eram alcançados independente de como o backlink era feito, se tinha alguma coerência com o post ou não ou mesmo se era colocado em comentários.

Conforme o algoritmo do Google foi evoluindo essas práticas deixaram de ser relevantes e algumas até se tornaram motivos para penalidades podendo prejudicar a reputação do seu site.

Hoje em dia, para conseguir bons resultados com links, é necessário se atentar às boas práticas de acordo com os mecanismos de buscas. Algumas são encontrar posts relevantes para colocar seus links e encontrar posts relevantes de vários blogs. O ideal é que não se concentre apenas em um único parceiro e sim em vários que produzam um conteúdo de qualidade e que tenham relevância.

7 dicas de link building

Confira sete dicas de link building: 

Guest posting

Essa prática de link building consiste em publicar posts como convidado em outros blogs. Ou seja, você produz um conteúdo de qualidade para blogs parceiros e com boa reputação e, em troca, você pode incluir links de maneira inteligente que levem para o seu site.

Não encare como uma perda de tempo produzir um conteúdo para outro site ao invés de fazer para o seu. Mas sim encare como um investimento, pois, com um bom conteúdo que leve para o seu site você conseguirá atingir o público que frequenta o blog do seu parceiro e ainda ganhará credibilidade por isso.

Co-marketing

Co-marketing é um marketing compartilhado. É quando duas empresas que têm o mesmo público-alvo, porém, de segmentos diferentes, se juntam para alcançar resultados que dificilmente conseguiriam sozinhas.

Essa parceria pode envolver diversas formas de compartilhamento, como citações em posts, redes sociais, e-books e infográficos. Quando pensar nessa estratégia busque por empresas que são um complemento para o que você oferece.

Imagine que você tenha um hotel e resolva fazer esse tipo de parceria com uma locadora de carros ou com uma empresa de guias turísticos. Percebe que vocês têm o mesmo público, porém, não competem entre si, e que uma só tem a agregar ao trabalho da outra?

Neste tipo de parceria é muito importante que as duas partes estejam dispostas a colaborar uma com a outra, caso contrário podem não obter bons resultados.

Infográficos

Você deve estar se perguntando como um infográfico pode ajudar a compartilhar seu link não é mesmo? Pois bem, quando criar o infográfico, deixe um código “embed” no final e mande o post do infográfico para assinantes do seu feed ou newsletter. Dessa maneira, o seu link será espalhado naturalmente, além disso, criar esse tipo de conteúdo é simples e barato.

Você pode utilizar dessa estratégia de link building em suas redes e nas redes de parceiros. No caso de compartilhamento com terceiros, produza um conteúdo de relevância para ambos e mande para ele compartilhar.

Social Media

As mídias sociais podem sim influenciar na reputação do seu site perante o Google, mesmo que indiretamente. Quando se pensar em ranqueamento tudo o que é feito online tem relevância.

Quando um artigo é compartilhado por vários usuários, e em diferentes redes sociais como o Facebook e o Twitter, é como se fossem criados vários backlinks para o mesmo assunto, sendo compartilhados por domínios diferentes. Isso influencia na reputação do seu site, diminuindo o bounce e aumentando a sua autoridade.

Skyscraper

Significa que você irá produzir conteúdos maiores e melhores que seus concorrentes. Para isso, você vai monitorar os seus concorrentes, analisar os seus conteúdos e abordar o mesmo assunto de uma maneira muito melhor.

É realmente olhar para o concorrente e fazer o que ele faz de uma forma superior, com mais detalhes e informações, recebendo os links das mesmas e melhores marcas, com o objetivo de alcançar a melhor posição. 

Se este é seu objetivo, você pode utilizar de várias ferramentas que fazem esse tipo de monitoramento.

Monitorar sua marca

Se você ainda não monitora o que é falado sobre a sua marca, está perdendo uma grande chance de conseguir backlinks de qualidade e de maneira espontânea. A sua marca pode ser mencionada em diversos veículos de comunicação, como em blogs de notícias e outros. Isso geralmente acontece quando ela é usada como referência em alguma matéria ou para informar sobre alguma ação, palestras ou eventos que tenha participado.

A sua marca pode ter sido mencionada sem um link que leve para o seu site e, quando isso acontecer, você pode reivindicar um link de uma maneira amigável. Para monitorar essas publicações você pode criar um alerta no Google, o qual te mandará um e-mail toda vez que ocorrer alguma menção a você.

Assessoria de Imprensa

Esse tipo de estratégia de link building consiste no relacionamento com meios de comunicação e agências que de alguma maneira podem se interessar por divulgar a sua marca. Esse interesse pode ocorrer por diversos motivos e depende também de uma negociação realizada com esses meios.

Essa parceria consiste na criação de conteúdo de comunicado à imprensa, geralmente é usando uma linguagem jornalística, com informações que possam ser relevantes a jornalistas. Para isso, é importante que a escolha do assunto desperte o interesse da mídia para ser veiculado.
 

Preparado para o desafio de trabalhar com link building? Conte para a Shapers o que colocou em prática e quais foram os resultados!  


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Shapers 30/05/2019 | Estratégias
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