9 erros em estratégias de marketing digital

Shapers | 28/09/2018 | 8 minutos Estratégias

Error! Fail!

Se as estratégias de marketing digital viessem com algum aviso de erro, seria mais fácil os profissionais mudarem a direção e corrigirem os problemas. E como o marketing digital é algo novo para muitas marcas, é natural as empresas entrarem neste mundo, estruturarem as operações e, após testar, errar e acertar, descobrirem que poderiam ter feito algo diferente.

Porém, há esperança! Um certo provérbio chinês diz que “o sábio aprende com o erro dos outros”. Então, se você está iniciando sua estratégia de marketing digital, você tem a grande oportunidade de poupar tempo e ser mais assertivo já na primeira tentativa. E caso você já tenha uma estratégia de marketing mais madura, vale descobrir o que pode melhorar ou ainda retomar aquilo que ficou pra trás na sua lista de tarefas.

1 > Produzir conteúdo sem pesquisa de palavras-chave

Criar conteúdo sem considerar as boas práticas de SEO - a famosa Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca - é como apostar suas únicas sementes em solo árido. Ou seja, um desperdício para o seu investimento, com mínimas chances de trazer tráfego para o seu site.

Por esse motivo, antes de colocar a mão na massa, é preciso identificar quais palavras-chave são relevantes para o seu negócio. Utilize as ferramentas de SEO para elencar quais possuem volume elevado de buscas e/ou tem um volume médio de buscas, mas têm potencial e são relativamente mais fáceis de conquistar uma boa posição nas ferramentas de busca.

Como corrigir o erro?

Para os próximos conteúdos que a sua marca produzir, considere o uso das palavras-chave como determinador da pauta e incorpore boas práticas de SEO, como o uso de heading tags, adequação dos tamanhos dos textos, inclusão de links on page e outras otimizações importantes.  

2 > Escrever conteúdo sem definir persona

O papel principal da criação de persona é direcionar o tom de voz, as abordagens e as temáticas que têm grande potencial de chamar a atenção do seu cliente ideal. Ao iniciar a produção de conteúdo sem ter a sua persona em mente, aumentam as chances da sua marca publicar conteúdos que não correspondem às dores e as necessidades do seu público-alvo.

Como corrigir o erro?

A persona é um personagem fictício, mas construído a partir de pesquisas, análises e estatísticas de mercado e no conhecimento que você possui sobre os seus clientes.

Para criar as suas personas, indicamos que você dê um nome para cada perfil, profissão, faixa etária, sexo, nível de formação e outras características que sejam relevantes mapear para construí-la. E os resultados valem a pena: com persona, estima-se que o tráfego dos sites aumenta em 210%, com base em pesquisa da Viver de Blog.  

3 > Não manter a produção de conteúdo

Periodicidade é uma característica essencial para manter seu blog atualizado e bem posicionado nas ferramentas de busca, e isso resulta em: mais acessos, mais credibilidade e mais resultados para as suas estratégias de marketing digital.   

Como corrigir o erro?

Faça um planejamento para a sua produção de conteúdo e determine um calendário editorial com datas previstas para criação, revisão e publicação. Distribua as tarefas, delegando responsáveis, para garantir as entregas e cumprimento do plano.

4 > Comprar listas de e-mail

Com o objetivo de trazer um volume de contatos para as estratégias de e-mail marketing, muitas empresas recorrem à compra de bases, porém, esse recurso costuma ter e-mail antigos e inválidos, resultando em altas taxas de soft e hard bounce e sujando a sua base.

Uma frase para te inspirar:

"Existem inúmeras maneiras de construir uma lista, mas a confiança é quem constrói relacionamentos.”- Hunter Boyle

Como corrigir o erro?

Para ter uma base qualificada, p melhor caminho é construir o seu público aos poucos, captando contatos no site (formulários para newsletter, por exemplo), leads de eventos, centrais de atendimento e através de iscas de Inbound Marketing. O resultado disso é que seu e-mail terá taxas maiores e resultados mais consistentes.   

5 > Priorizar métricas de vaidade

Uma empresa que se preocupa com os resultados do marketing digital deve acompanhar todas, senão as principais, métricas envolvidas na estratégia. Porém, há métricas que não ajudam da tomada de decisões, são apenas relacionadas a número de curtidas, visualizações de páginas e cliques. Uma frase de W. Edward Deming confirma que "Não é só porque você consegue metrificar tudo que você deve fazer isso".

Como corrigir o erro?

A sua empresa pode focar os esforços em acompanhar as métricas que têm real impacto no negócio: como taxa de conversão, conversões ao longo do funil de vendas e Custo de Aquisição do Cliente (CAC).

6 > Não analisar métricas

Em contraponto ao erro anterior, também existem as empresas que não acompanham os resultados e/ou tomam decisões estratégicas sem considerá-los.

Todas as empresas buscam resultados positivos, e um dos departamentos mais responsáveis por isso é o marketing, ou seja, a importância de analisar as métricas e saber o nível de saudabilidade do ROI (em inglês, retorno do investimento) são essenciais para esse setor e para toda companhia.

A sua é uma delas? Entenda como incluir essa rotina na sua gestão.

Como corrigir o erro?

Inclua nas tarefas quinzenais ou mensais da sua empresa uma análise dos resultados das estratégias de marketing. Determine uma data para prestação de contas à equipe e à liderança, para que o processo de levantar dados, analisar performance e resultados entre na rotina da empresa. Com base nessas métricas, defina um plano de ação para implantar melhorias e tomar decisões baseadas em dados.  

7 > Não divulgar o conteúdo

Esse é um erro simples, mas muito recorrentes no marketing digital: o gerente de marketing destina tempo e esforços para o blog, incluindo planejamento de conteúdo, criação, revisão e publicação, entretanto não prevê um plano de divulgação do material. E dessa forma, o material deixa de corresponder aos resultados que ele poderia trazer.

Como corrigir o erro?

Considere a divulgação do conteúdo como um ponto essencial do seu plano. Divulgue-o na pauta de redes sociais, na sua newsletter, para o público interno e invista mídia para aumentar o alcance e segmentar o seu público.  

8 > Não ser mobile friendly

O celular já é considerado o principal meio de acesso à internet no Brasil. De acordo com pesquisa do IBGE, em 2017, 69% dos entrevistados disseram estar conectados à rede através de um smartphone – índice que era 60,3% em 2016. Além disso, houve uma queda nos acesso vai computador, de 40,1% em 2016 para 38,8% em 2017.

O termo mobile friendly é usado para indicar que o seu site é responsivo e tem uma boa usabilidade para acesso via dispositivos móveis.

Como corrigir o erro?

Para melhorar a experiência do usuário e atender a essa crescente demanda de acessos via smartphone, considere o investimento para tornar o seu site responsivo. Além disso, vale uma dica extra: contemple as boas práticas de acessibilidade digital ao criar o seu site responsivo, atendendo a usuários com deficiências físicas.

9 > Publicar o conteúdo e não revisá-lo mais

Conteúdo publicado é missão cumprida? Nem sempre. Em estratégias de marketing digital, ter um blog ativo e com conteúdo de qualidade é essencial, mas não é uma boa prática criar o conteúdo e esquecê-lo, empoeirado, nas páginas mais antigas.

Assim como o fato de desconsiderar a divulgação, a falta de revisão também é um erro. Por dois simples motivos:

  1. Se o seu conteúdo seguiu as boas práticas de SEO, ele continuará aparecendo nos resultados dos mecanismos de busca, porém será um conteúdo inválido e desinteressante para o seu visitante quando possui informações antigas e desatualizadas;
  2. É muito mais vantajoso selecionar um conteúdo antigo e atualizá-lo ou complementá-lo do que construir algo novo, do zero. E dessa forma, você melhora a qualidade do conteúdo e;
  3. Reforça a autoridade do site no assunto, contribui para uma melhor performance nos mecanismo de busca;
  4. Possibilidade de fazer novos links On page para novos conteúdos.

Como corrigir o erro?

Estabeleça um prazo para revisar todos os conteúdos do blog após determinado período (seis meses, um ano…), dependendo da sua demanda e do tipo de conteúdo que você cria. Quanto maior for a necessidade de atualização, menor será o prazo para revisões.

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Neste Insight, você conferiu os principais erros de marketing digital que muitas empresas cometem, mas, com a sua, tudo pode ser diferente, não é mesmo? Em seus desafios de conteúdo, conte com a Shapers para criar conteúdos que convertem. Solicite uma proposta.


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Shapers 28/09/2018 | Estratégias
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