7 ferramentas que auxiliam a produção de conteúdo

Shapers | 22/04/2019 | 4 minutos Conteúdo

O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, já é a realidade de muitas empresas. Com o boom da Internet, os hábitos de compra e de pesquisa de produtos e serviços mudaram para sempre e a publicidade precisou ser redefinida. Dessa forma, a produção de conteúdo passou a ser fundamental em qualquer estratégia de vendas.

Para atrair clientes cada vez mais informados, num mercado onde a diferença de comprar numa empresa ou outra é só um click, é preciso oferecer conteúdo de qualidade, que tenha um alto valor, que seja útil e não só uma sucessão de palavras para ocupar espaço no blog.

Felizmente, para nos ajudar nessa tarefa, há muitas ferramentas de produção de conteúdo disponíveis. Hoje vamos analisar as principais.

Ferramentas de produção de conteúdo

Por onde começar a produzir conteúdo? Vamos dar uma olhada nas ferramentas que podem nos ajudar com ideias, palavras-chave e produção.

Google Keyword Planner

O gigante da Internet disponibiliza várias ferramentas gratuitas que podem nos auxiliar. Uma das principais e que mais vão nos ajudar é o Google Keyword Planner. Nela podemos pesquisar rapidamente quais são as palavras-chave mais procuradas dentro do nosso segmento de atuação.

Outra ótima ferramenta é o Google Trends. Com esse recurso podemos ver os termos mais populares e procurados no mundo ou numa região. Dessa forma, por exemplo, podemos criar um conteúdo relacionado com algum desses termos para ter mais destaque na web.

ContenTools

A ContenTools é uma plataforma especialmente feita para produção de conteúdo. O site já conta com ferramentas para ajudar na otimização nos motores de busca e dispõe de uma ampla base de redatores profissionais dos mais variados assuntos. Todos os clientes da Shapers, por exemplo, recebem acesso à ferramenta para acompanhar a produção dos conteúdos contratados. Para saber mais, fale com nossos consultores

 

SEMrush

Essa plataforma, que tem vários clientes de peso, permite fazer análises completas da concorrência. Desenvolvida por espertos de marketing, permite procurar palavras-chave e posicionar melhor nosso conteúdo por meio de informes que analisam nosso tráfico, desempenho e evolução das nossas estratégias e as dos nossos concorrentes. A ferramenta é paga mas é possível fazer um test gratuito de sete dias aqui. Outra sugestão (100% gratuita) para trabalhar as suas palavras-chave é a Ubersuggest, do Neil Patel

Feedly

Se está procurando ideias ou quer ficar de olho nas últimas novidades do seu mercado, Feedly é ideal. Nesse site é possível agrupar e organizar de forma fácil, rápida e gratuita diferentes fontes de informação do seu interesse: sites, blogs e mais. Dessa forma, é possível estar atualizado num lugar só com todo o que acontece no seu segmento de atuação, permitindo salvar bastante tempo.

Flip

O Flip é um site muito recomendado para qualquer redator e criador de conteúdo. É possível verificar textos, de graça, corrigir erros ortográficos, gramaticais e sintáticos. Inclusive, o site está atualizado com o Acordo Ortográfico e tem integração com o dicionário Priberam. A versão gratuita permite verificar até 3000 caracteres, e a versão paga não tem limitações.

Criador de Personas

Produzir conteúdo exige que saibamos exatamente para quem direcionaremos esse conteúdo, por esse motivo indicamos o Criador de Personas, que é um simples passo a passo onde você pode definir aquele cliente ideal. E o melhor, a ferramenta é gratuita.

Este é um resumo de algumas das melhores ferramentas para Produção de Conteúdo, porém, a lista é enorme. Você já usa alguma delas ou outra? Gostaria de recomendar alguma que não está na lista? Fique à vontade para deixar seu comentário falando das ferramentas que você conhece!


Shapers
Shapers 22/04/2019 | Conteúdo
Você merece conteúdo de qualidade. Assine nossa newsletter. Cadastre seu e-mail ao lado e receba conteúdos exclusivos, insights e tendências. Fácil assim.
Campos com (*) são obrigatórios