4 mandamentos do revisor de conteúdo

Shapers | 24/06/2019 | 3 minutos Sem categoria

Em qualquer estratégia de Inbound Marketing, o papel do revisor de conteúdo é fundamental. É preciso deixar algo bem claro: a revisão não consiste só em não deixar passar nenhum erro gramatical, mas, vai além e inclui fatores essenciais e boas práticas de marketing digital como um bom posicionamento na web, por exemplo.

Vamos descobrir quais são as principais regras de produção de conteúdo e como o trabalho do revisor é vital para alcançar os objetivos.  

Técnicas de SEO

Goste ou não, atualmente é básico para as vendas de uma empresa ter uma boa presença online e quem determina as regras do jogo é o Google. Portanto, um texto que faça parte de uma estratégia precisa estar alinhado com as técnicas de SEO — acrônimo de Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca — e é tarefa do revisor de conteúdo verificar se está tudo certo.

Algumas dessas regras incluem o uso de palavras-chave, otimização de imagens, link building, conteúdo otimizado para dispositivos móveis, RankBrain, além de acompanhar as diversas ferramentas disponíveis para analisar o comportamento do usuário e os conteúdos que geram mais interesse e engajamento.

Marketing Digital

É preciso também ter conhecimento de marketing digital, ou seja, o conjunto de atividades que podemos realizar pela internet para atrair clientes e ganhar presença online. O marketing de conteúdo faz parte de uma estratégia de marketing digital, mas o conceito é muito mais amplo.

Além das atividades mencionadas (marketing de conteúdo e posicionamento web), o marketing digital inclui a definição da persona e do funil de vendas, landing pages, call-to-action, análise, interação, investimentos, design, blogs, redes sociais, e-mails e assim por diante.

Ou seja, o revisor de conteúdo deve estar ciente da estratégia como um todo para assim conseguir aproveitar e tirar a maior vantagem dos conteúdos.

Conhecimento da língua

Conhecer o idioma não serve só para saber quando faltou uma crase ou um acento circunflexo. Inclusive também vai além da sintaxe e gramática. Um profundo conhecimento da língua serve para transmitir a mensagem da forma mais simples, rica e direta possível, e garantir que chegue ao seu destinatário.

Saber escolher as palavras certas e transmitir uma ideia é uma arte. Não é coincidência que existam livros escritos há centenas de anos que atualmente têm uma grande popularidade.

Feedback assertivo do revisor de conteúdo

O revisor de conteúdo deve ser uma pessoa com tato e consideração, mas também firmeza na hora de dar uma devolução do trabalho do redator. Identificar erros e falhas próprias (um briefing pouco claro, por exemplo) e alheias (interpretação errônea do briefing, para citar outra situação possível) na produção do conteúdo é só uma parte da função do revisor.

A outra parte consiste em lidar com a parte mais complexa de qualquer sistema ou empresa: o ser humano. Em caso de um conteúdo que não satisfaz a demanda, a paciência até chegar num consenso do que deve ser feito é vital.

Agora que já sabe quais são os pontos mais importantes que um revisor de conteúdo precisa levar em consideração, por que não conhecer mais detalhes sobre produção de conteúdo de qualidade?

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Shapers 24/06/2019 | Sem categoria
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